Newton: Adorado por muitos, odiado por poucos

Escrito por

É formado em Administração de Empresas e corredor há 14 anos. Um entusiasta de tênis e equipamentos de corrida, está constantemente testando diferentes marcas e modelos. Especializou-se tanto no assunto, que hoje presta consultoria para grandes marcas e lojistas sobre lançamento de novos produtos, público-alvo, ponto de venda, estoque etc. Ganhou grande notoriedade nas redes sociais quando inovou ao falar tecnicamente sobre os diversos modelos de tênis do mercado mundial. Entre na fila para segui-lo, porque o seu perfil está sempre lotado. Tem em seu currículo maratonas nacionais e internacionais, mas seu maior desafio no momento é a busca por uma maratona "sub 3hs".

COMENTÁRIOS NO FACEBOOK

39 Comentários

  1. Leandro Lima disse:

    Rodrigo, bom dia!
    Já li alguns comentários sobre Newton e sempre achei curioso o “salto” no médio pé. Entretanto, como vc mesmo mencionou a T&F não faz questão alguma de divulgar a marca. E por isso algumas informações ficam ocultas.
    Eu sou pronador, mas correr com tenis com muito suporte, tais como Mizuno Nirvana e Saucony Hurricane acabam deixando as articulações do tornozelo doloridas. Como moro no litoral, acabo correndo pequenas distancias descalço na praia, afim de fortalecer as articulações do pé e aumentar a eficiência da corrida. Pois correr descalço apoiando o calcanhar é praticamente impossível.
    Atualmente corro com um K-Swiss Kwicky Blade, ele tem um perfil baixo e pouco suporte e atualmente trata-se do melhor tênis que já usei Você poderia dar mais detalhes dos modelos da Newton?

    • Rodrigo Roehniss disse:

      Olá Leandro, tudo bom? Talvez o seu grau de pronação seja leve, e não tem necessidade utilizar um modelo com um suporte moderado no caso dos modelos citados, principalmente o Mizuno Nirvana. No caso do K-Swiss, a placa de estabilidade dele não como ao Saucony Hurricane e Mizuno Nirvana, por se tratar de um modelo “trainer performance”. Sobre o Newton, você precisa antes de mais nada experimentá-lo e se estiver “aberto a uma nova experiência”, começar a usá-lo e buscar a eficiência da passada de acordo com o que o tênis foi construído para proporcionar. Para a sua pisada tem os modelos de treino e prova. Recomendo você assistir no youtube os vídeos da Newton onde são passadas dicas de como correr com este tipo de tênis! Abraços e bons treinos!

  2. christiano disse:

    to curioso pra testar um newton, rodrigo, se puder me ajudar, agradeço sempre usei o kayano, sou quase neutro, meus últimos tenis, foram saucony (excelentes!!!) mas gosto de tenis mais estruturados, até porque depois do meu acidente resolvi ficar mais gostoso,do ponto de vista de bacon e não quero arriscar um tenis mais leve kkkk. Quais modelos vc indicaria?

    • Rodrigo Roehniss disse:

      Olá Christiano, tudo bom? Se você não quer arriscar tênis leves, desista do Newton. Particularmente não gosto de indicar diretamente algum modelo e marca, porque o que pode “funcionar para mim”, pode “não funcionar” para você..tem uma série de fatores para se chegar no modelo ideal ou próximo dele! Abraço!

  3. Priscilla Fiori disse:

    Experimentei e gostei bastante !!
    Legal as suas explicações, pois se depender das vendedoras da T&F, os corredores vão achar que todos os modelos de newton são iguais e que esse tênis faz vc “voar”…

    • Rodrigo Roehniss disse:

      Priscilla,
      Realmente a equipe de vendas deixa á desejar com relação á informação técnicas deste e de outros produtos! Uma pena, pois a marca é de extrema qualidade!

  4. Zequinha Monteiro disse:

    Vizinho de coluna e amigo Rodrigo

    Você tem enriquecido com informações especifica relativo a parte do corpo que sustenta toda nossa massa.
    Tem tratado o assunto relativo ao tênis com muita seriedade.
    Envie uma dica onde encontrar com preço bom na cidade do Rio.
    Um forte abraço Zequinha

    • Rodrigo Roehniss disse:

      Olá Zequinha! Seus artigos também são de grnade valia e qualidade! No Rio de Janeiro, procure a loja 3Shop, é uma loja de triathlon que trabalha com as principais marcas de tênis de corrida e com ótimas promoções! A loja principal fica ao lado do Shopping Sofitel de Copacabana. Porcure pelo meu amigo Gustavo Slaib (dono da loja) ou pelo Homero Santos (Gerente). Grande abraço!

  5. Rosimeire Assis disse:

    Olá Rodrigo,

    Eu comprei um Newton simplesmente por ver nos pés de um atleta na volta internacional da pampulha em 2011. Achei lindo, parei o corredor e perguntei se o tênis era bom… ele me disse que era a ferrari dos corredores e onde eu encontrava prá comprar.
    No outro dia fui na loja da T&F e ninguém sabia informar nada a respeito do mesmo. Concordo com o Leandro em relação os vendedores da T&F que querem apenas vender o produto sem ao menos saber explicar… Enfim… comprei, calcei e comecei a trotar com ele. Gostei muito e estou pensando em comprar outro. Só não arrisquei ainda longões ou ultras com ele mas faço provas de 10km sem nenhum problema. Eu recomendo…

    Abraço

    Meire/BH-MG

  6. Fabiano Leite disse:

    Parabéns Rodrigo pela matéria, simples e direta.

    No ano passado fui assistir um Workshop realizado pela Track & Field com o Ian Adamson Dir. Research & Education no Shopping JK em São Paulo e fiquei muito surpreendido com o produto. No workshop foi apresentado todo o processo de pesquisa e desenvolvimento do tênis e realmente impressiona ter um tênis de bico mais aredondado e com 4 tiras no solado.

    Tudo estudado e incorporado no tênis, feito para proporcionar uma corrida mais atlética, isso mesmo, manter o atleta com uma postura mais ereta durante a corrida. Desta forma gastando menos energia.

    O tênis Newton Running ficou muito conhecido na comunidade dos triatletas por ter como principal atleta patrocinado pela marca o australiano Craig Alexander. O mesmo já foi muito estudado e comparado com outros triatletas pela sua mecânica na corrida, o Ian ressaltou muito as clinicas e exercícios de adaptações do tênis e deu muito exemplos comparativos usando o Craig Alexander. Realmente o tênis proporciona algo diferentes para os amantes da corrida, eu testei o tênis também e tive dores na panturrilha e tendão.

    Para quem busca melhorar a biomecânica na corrida recomendo, terá que fazer alguns exercícios para melhorar a forma de entrada da passada, mas não se preocupe, porque no YouTube da Newton Running possui muito vídeos e matérias que vão ajudar.

    Aqui no Brasil o Nato Amaral, ultramatonista é patrocinado pela marca e possui ótimos resultados comparativos da performance dele nas corridas.

    Outro teste que fiz foi o do pedômetro, isso mesmo, com o tênis Newton corre-se menos e aumenta a flutuação do atleta. Isso pelo fato de toda hora estar correndo tocando a parte da frente do tênis. Faça o teste em uma esteira e filme o seus pés, verá que a aterrissagem acontece sempre com a parte da frente dos pés, diferente dos outros tênis de mercado que você acaba aterrissando em 80% das vezes com o calcanhar, assim forçando as articulações dos joelhos e quadril.

    E por fim gostaria de ressaltar a sobre a frente do tênis, muito interessante o estudo feito pela companhia, na Europa a países mais frios as pessoas usam muito sapato e botas assim afinando os pés, diferente de países com clima tropical como o nosso. O Ian Adamson ressaltou bem esse ponto no workshop, o tênis mais aredondado deixa os pés mais livres na ponta e evita dormências durante os treinos mais longos ou competições. O recomendado para quem deseja comprar um tênis Newton Running é que sempre seja um número maior que o de costume, isso porque você vai aterrissar com a parte da frente do tênis e isso vai mover os dedos, ou seja, precisará mais de área para se esparramar.

    Grande abraço Rodrigo, manda muito bem nas matérias.
    Bons treinos.

    • Rodrigo Roehniss disse:

      Olá Fabiano! Obrigado por este relato! Muito válido! Eu era para estar presente na clínica, mas infelizmente não pude comparecer em decorrência do meu acidente, já que ainda continuo me recuperando! Continue acompanhando a coluna! Grande abraço e bons treinos!

  7. Adolfo Neto disse:

    Tenho um Newton MV2. Foi recomendado pelo Dr. Mark Cucuzzella. Gosto dele, apesar de prefirir correr descalço. Não é minimalista, mas é drop zero e de fato estimula aterissar com o meio do pé.

    • Rodrigo Roehniss disse:

      Olá Adolfo! O MV2 é espetacular, principalmente para provas de longa distância! Li alguns textos onde os triatletas profissionais patrocinados pela Newton ainda preferem os modelos da linha “Distance”..é questão de adaptação. Mas eu gostei desse MV2 também! Abraço e bons treinos!

  8. Silvio moraes disse:

    Bom demais o artigo! Faltou dizer q o newton ja eh o terceiro lugar no Ironman Kona counting! So atras do asics e do salcony!!! Impressionante pra um tenis de 6 anos apenas de fabricacao! Rsrs… Mas como eu digo… Acho muito dificil largar o newton depois q vc acostuma… Fora q resolveu 90% dos meus problemas de tendinite e bursites nos joelhos e tornozelos! … Rrsrs… Ahh e nao vou mentir… Fui atras de descobrir mais do tennis, da marca e de comprar meu primeiro newton depois q vi ele nos pés do Craig Alexander ganhando kona c ele em 2011!!! Mas a adaptacao realmente, ao menos no meucaso, foi tensa… Corria 5km e ficava quase 1 semana chorando das panturillas… Kkkkk.. Afinal eu era um classico heel striker!!! Kkkk… Hj sou fã de carteirinha do newton!!! Rsrs..

  9. Bernardo Affonso Squeff disse:

    Olá, Rodrigo.
    Gostei muito dos teus posts, tanto que em cerca de 1 hora li todos. Parabéns, muito legal responderes às perguntas dos leitores. Então, gostaria de saber se podes me indicar um newton para treino e de pisada pronada, afinal, acredito que não terei um bom atendimento nas lojas track & field. Se tiveres uma boa indicação para esse tipo de tenis eu agradeço, pois até agora só conheço as marcas tradicionais no Brasil.

    • Rodrigo Roehniss disse:

      Olá Bernardo, tudo bom? Bacana que tem acompanhado os artigos e está gostando! Sobre o Newton, como informou que sua pisada é pronada, caso quiser um modelo para treino, procure o “Motion”, caso quiser um para provas, procure o “Distance S”. O modelo de treino é um pouco mais pesado do que o de prova, porem com uma vida útil um pouco maior. Abraços e bons treinos!

  10. Wilson disse:

    Excepcional o Newton: experimentei e não o largo mais.
    Sou muito pesado, não tenho um físico de apropriado para corredor. Tentei vários tênis com amortecimento e pisada pelo calcanhar, mas davam-me dores lombares e no ciático. Para evitá-las, passei para uma pisada frontal e tentei tênis flexíveis (o melhor achei o Nike LunarGlide) e minimalistas (Nike free e New Balance Minimus), que facilitam a pisada frontal. Mas tinha dores na junta da tíbia com o pé (acho que por ser eu muito pesado), um pouco pioradas com os minimalistas. Por fim, tentei o Isaac Newton e, pelo que senti, força, absorve e reimpulsiona a pisada frontal. A partir dele, sem dores, pude treinar mais e fui progressivamente baixando tempos e aumentando distâncias: os 10K fazia em 1h10/15, baixaram para 1h06m na primeira prova com o tênis, 1h02 na segunda e 57min na terceira (em 4 meses). Já finalizei uma 10 milhas sem problemas, acima de 10km/h (o que antes iria me deixar 3 dias sem andar direito) e credito 80% disso ao tenis. É verdade que minhas panturrilhas ficaram mais grossas, mas eu particularmente não senti nenhuma dificuldade de adaptação. Agora que meu Isaac está se acabando, vou tentar o MV2, que me parece ser mais leve e flexivel que o Isaac. Bons treinos a todos e obrigado ao Rodrigo pelo blog.

  11. AlexandreLima disse:

    E aí rodrigo, tudo bem?? tenho uma grande dúvida.
    Leio bastante seus posts, parabéns!!! eu que adoro tênis, é um prato cheio!
    Há um bom tempo venho lendo sobre o Newton running…tenho pisada pronada…atualmente uso os kayanos e noosa. Provei o Newton (nao corri) e achei bem confortavel e macio1 o discance S. Minha dúvida é a seguinte. Se eu comecar a usa-los, vou ter que abandonar os meus antigos? nikes, asics..ficarei “escravo” a esse tipo de tenis ou posso revezar com os outros?
    Abraço!!!

    • Rodrigo Roehniss disse:

      Olá Alexandre, tudo bom? Não precisará abandonar os tênis que você utiliza. Quanto a virar escravo do Newton, isso é muito particular. Vai depender de quanto você vai gostar e se sentir bem comparando com seus atualis modelos!
      Abraço!

      • AlexandreLima disse:

        obrigado!!!! outra pergunta.Depois que eu me acostumar com o Newton e esse tipo de pisada (frontal). É possivel continuar com essa pisada (natural) usando um tenis que “normal” (asics, nike) ?
        valeu!

  12. AlexandreLima disse:

    Depois que eu me acostumar com o Newton e esse tipo de pisada (frontal). É possivel continuar com essa pisada (natural) usando um tenis que “normal” (asics, nike) ?
    valeu!

    • Rodrigo Roehniss disse:

      Alexandre, não há problema com relação á utilizar os modelos com “plataformas padrão”, mesmo que vc se adaptar ao newton, já que ele irá contribuir para a melhora da sua passada (caso você se adaptar ao tênis).
      Abraço

  13. Sheila disse:

    Qual a tabela correspondente a numeração do tenis newton ?
    Meu número é 36 para alguns calçados e 35 para outros.
    Qual o nr do tênis que corresponde ao 35 e 36 do Brasil?
    Desde já agradeço?

  14. Dario Brandão disse:

    Sou corredor amador iniciante. Há dois anos tive um problema de fratura por estresse no calcanhar direito. Embora não tenha uma confirmação técnica, desconfio que o problema pudesse estar relacionado ao uso de um tênis não adequado. Fiquei quase um ano sem correr. Após me sentir recuperado iniciei novamente meus treinos, mas o fantasma da canelite limitava minha evolução. Um dia descobri o tênis NEWTON na T&F. Adquiri inicialmente o modelo de transição ISAAC, logo percebi uma melhora significativa com relação ao impacto nos calcanhares e o melhor é que os sintomas da canelite desapareceram! Atualmente utilizo o modelo DISTANCE nas aulas de running na academia e experimento uma evolução continua no meu desempenho. Hoje já me atrevo até a participar de corridas de rua, graças a NEWTON.

  15. Fernando disse:

    Tem alguma loja online que vende o distance S ?

  16. Alessandra Vale disse:

    Rodrigo,
    Parabéns pela coluna. Eu preciso trocar meu tênis urgentemente. Uso um nimbus 13. Tenho a pisada supinada para compensar os joelhos valgos. Sou bem pesada e treino para meias. Qual tênis vc me sugere?????

  17. Valdirene disse:

    Olá Rodrigo,
    Excelente a sua coluna, tem contribuído muito!!!
    Tenho joelhos valgos e com isso pisada supinada. Meu ortopedista comentou sobre o Nike Air… Ou se falarmos de asics, seria o Nimbus… Treino musculação mas quero começar a correr… Qual seria o modelo Newton mais indicado pra mim.

  18. José Lourenço disse:

    Olá Rodrigo.Tenho uma dúvida. A indicação para utilização dos tênis da Newton são apenas a prática da corrida?Ou existe a possibilidade de indicá-los também para o dia a dia?Estes modelos apresentam uma biomecânica bastante pertinente para pacientes com fsccite plantar.Gostaria de indicá-los também para não correrdores .Acha plausível estas indicações?

    Grato pela atenção

  19. Arthur Emílio disse:

    Tive dificuldades para adaptação ao tênis Newton. Qualquer corridinha de 3-5 km me deixava com dores nas panturrilhas. Mas depois de um tempinho, consegui me adaptar bem ao tênis. E recomendo fortemente.

  20. Ai que sono disse:

    Ai nem me diga de dor cervical, passei por coisas bem dif

  21. mirella disse:

    Oi Rodrigo! lendo mais sobre o newton, acabei chegando neste artigo seu. Como sempre esclarecedor, objetivo e solicito.

    Estou iniciando um namoro com ele.

  22. joao amorim disse:

    aonde compra aqui no brasil , a track field nao tem mais nada , ou fora do brasil

  23. Gil Abreu disse:

    Olá Rodrigo! Gostaria de um modelo p caminhada. Estou saindo de uma fascite plantar e minha fisioterapeuta me indicou o tênis Newton. Qual o melhor modelo. obrigada

  24. Karla disse:

    Olá Rodrigo. Minha pisada é pronada. Qual indicação para quem está começando?

  25. caique disse:

    Agora eles tem na CENTAURO do shopping Parque dom pedro campinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...