renato-legging

Vou treinar de Legging sim, e daí? Vai encarar?

Escrito por

Renato Mello É empresário, casado e pai, não obrigatoriamente nesta ordem. Tem o esporte em sua vida desde a infância: futebol, natação e surf foram os mais competitivos e que lhe renderam algumas medalhas. Mas foi na corrida, em especial nas ultramaratonas, que descobriu sua verdadeira paixão: treinar o corpo e a mente para percorrer longas distâncias. Não se engane com seus precoces fios de cabelo branco, a sua juventude está estampada no rosto, no seu estado de espírito e na sua excelente performance nas corridas.

COMENTÁRIOS NO FACEBOOK

81 Comentários

  1. disse:

    bonito é calção, camisa pra dentro (hoje nem se usa mais) e meião até os joelhos

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Zé, prazer ter você aqui, também gosto do simples: calção e camiseta pra dentro, ainda hoje nas provas de atletismo vemos isso sim, mas no frio é duro rapaz, uma calça ajuda bastante, se tiver oportunidade experimente.
      Grato pela visita!

  2. Silvio Portante disse:

    Apoio totalmente o legging nos dias frios, eu tambem uso e recomendo, pois alem da proteção, mantem a musculatura aquecida. abs

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Olá Silvio, estamos juntos nesta então, não mencionei no meu texto a questão da compressão e da musculatura mas com certeza ajuda e muito em nossa performance.
      Valeu a visita!

  3. Joka disse:

    Normal, normal !!!!

  4. Eduardo Maia disse:

    Renato, compartilho da mesma opinião e problema que vc. Desde o inverno de 2012 após passar muito frio em uma prova de 10k, prometi a mim mesmo que isso não aconteceria novamente, desde então aderi à “onda” das calças de compressão para corrida. E realmente, é nítido os olhares de reprovação de muitas pessoas pelas provas que participo. Mas reforçando o que você disse, frio eu não passo mais… Abs e boas corridas.

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Olá Eduardo, seja bem vindo meu amigo. Verdade absoluta, frio nunca mais e vamos deixar esta reprovação dos outros de lado, azar o deles! Grato pela visita!

  5. Tancredo disse:

    Eu não tenho ainda mas não vejo mal nenhum em usá-la. Quando tiver oportunidade comprarei e USAREI sem mais delongas.

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Tancredo, nestes dias frios você não vai mais querer tirar estas calças do corpo, acredite.
      Se comprar e gostar depois me avise, pode voltar neste espaço e dar seu depoimento ok?
      abs.

  6. Danilo Confessor disse:

    Passei por um dilema semelhante quando decidi usar bermudas de compressão sem shorts por cima. A 1ª vez que saí do carro usando só a bermuda estranhei bastante, mas hoje faço quase todas minhas provas e treinos longos com ela. Agora com o frio e a proximidade de correr a Meia de Buenos Aires estou pensando seriamente em comprar uma legging.

    Valeu pelo texto Renato, me ajudou a tirar um pouco do receio (ou preconceito, rsrs) .

    Abçs,

    Danilo Confessor
    target="_blank" href="http://confissoesdeumconfessor" rel="nofollow">http://confissoesdeumconfessor

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Danilo, uso as bermudas desde 2010 e já percebi desde aquela época este “preconceito”.
      Aconselho a comprar as calças sim, vai gostar de usar, também tem o fator da compressão, pode te ajudar em Buenos Aires.
      Sucesso na meia portenha, depois me conte como foi…
      abs.

    • Gabriel von der Heyde disse:

      Eu também senti o mesmo pois sempre usava por baixo do calção pelo mesmo motivo do texto. Hoje saio sempre com a bermuda e não estou nem ai. As calças só não corri ainda pelo preço proibitivo.

      • Renato Mello Renato Mello disse:

        Olá Gabriel, que bom que tirou o calção de cima e aderiu a bermuda, em relação a calça, experimente fazer uma pesquisa online em várias lojas, vai se surpreender com alguns preços, não precisa ser uma de marca famosa, pois não usamos muitas vezes no ano e agora os valores estão mais acessíveis, vale a pena.
        Grato pela visita!

  7. Gil Freitas disse:

    Eu achei que era só comigo que acontecia. É bom saber que há outras pesoas que passar por isso. E que só enfrentando, poderemos acabar com o preconceito.

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Gil, não é só contigo não, somos muitos que compartilham este problema e como você mesmo disse, juntos quem sabe não diminuímos um pouquinho esta coisa feia de preconceito.
      Abraços e grato pela visita

  8. Guilherme Moncks disse:

    Olá Renato! Faz parte os olhares dos menos avisados. Eu estou bastante acostumado a usar calça colada, pois moro no sul do RS, e o frio é congelante no inverno. Há dias que a legging não basta, e para poder ir treinar uso macacão de natação, com casaco por cima. Fica ótimo para aquecer e bastante confortável, inclusive nos longos, evitando assaduras.

    O único “problema” é quando dá vontade de fazer um pit stop no banheiro. Não é nada rápido para tirar o macacão colado hehehehehe :)

    Abraço e bons treinos :)

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Olá Guilherme, valeu pela visita, pois é, vocês do sul estão mais acostumados com estas roupas para aquecer o corpo e melhorar nossas condições de treinamento. Ainda mais nestes dias atuais, rapaz tá congelando por ai né? Agradeço seu comentário e apareça sempre!

  9. alberto marangoni disse:

    Nem sabia que se chamava legging, uso a mais de 8 anos. kkk

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Beto meu amigo, na nossa época devia se chamar ceroula ou algo parecido, kkkkk.
      Uns dizem legging outros calça running, de qualquer maneira esquenta bastante e evita o frio.
      Com certeza se a maioria destas pessoas que criticam conhecerem corredores como você vão começar a mudar um pouco a visão sobre estas calças! abração.

  10. Aline Carvalho Aline Carvalho disse:

    DU-VI-DO lançar moda e colocar um cuecão por cima! Vai, de fato, se assemelhar ainda mais aos super-heróis!
    Tô mais pra achar bacana que fiquem me olhando com cara de “que p&%$% é essa que pra me incomodar…
    Parar de usar / de correr por isso? Jamais!
    =D
    Quero ver o cuecão na próxima ultra, Renato!

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      KKKK tá bom que vou correr a Half Mission em Outubro com cuecão por cima então, nada disso, se até o super-homem atual tirou a cueca de cima do uniforme, quem sou eu pra voltar com isso!
      Vamos enfrentando os olhares sem maiores problemas, são apenas olhares!
      Beijo mocinha!

  11. Cláudio Schmidt disse:

    Esta semana ainda estava falando com minha esposa que eu deveria largar de comprar bermudas normais e só usar calças e bermudas de lycra para a pratica esportiva.. Sem nem pensar no frio, são muito mais confortáveis que calças e bermudas normais..
    Bom saber que muitos outros pensam igual..

    Abraços..

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Olá Cláudio, tudo bem? São mesmo muita mais confortáveis, fáceis de usar e não atrapalham quando suamos, etc. Estes detalhes de estética ou preconceito nós devemos atropelar e deixar pra trás. Valeu pelo comentário, abraços!

  12. Cleber disse:

    Tenho, uso e recomendo! para os preconceituosos mande para aquele lugar!!!

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Olá Cleber, realmente dá vontade mesmo, mas vamos devagar, acho mais efetivo e profundo mostrarmos pra eles que roupas, de qualquer estilo, não moldam ou mudam nosso caráter né? Abração e grato pela visita…

  13. Seneval disse:

    Olá Renato Mello.

    Eu nunca usei legging pois ainda não comprei uma mas usaria sem problemas, mas uso bermudas de compressão e já experimentei estes olhares de reprovação até mesmo no meio de corredores, entendo o que você está falando e também sei que não devemos ligar, o importante é qualidade de vida e saúde e temos nosso estilo próprio de corredores, acho muito legal por exemplo o estilo do Adriano Bastos entre outros.
    Abraço.

  14. Giovani disse:

    Esta semana usei uma (da minha esposa) para treinar, mas coloquei uma calça de agasalho por cima, achei confortavel e ate parece que o treino rendeu mais, vou comprar uma para mim, e encarar as piadinhas mas frio não passo mais.

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Olá Giovani, isso mesmo, passar frio nunca mais e compre logo a sua, sua esposa vai agradecer, chega de dividir a calça. rs abraço e grato pela visita!

  15. Rod Reis disse:

    Prezado Renato
    Que absurdo isso…quando será que este país irá evoluir pelo menos um pouquinho, estou começando meus treinos no inverno, e não deixarei de comprar e usar uma legging para os dias frios.
    Na minha opinião, equipamento é essencial para melhorar a performance.
    Parabéns pela coluna.

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Ola Rod, isso mesmo rapaz, compre sua legging e uso à vontade, afinal passar frio está fora de questão.
      Grato pelo comentário, abraços!

  16. Cassio disse:

    Olá Renato, uso este tipo de calca desde 1995. Em minha primeira maratona no exterior, senti muito frio. Naquela época, era difícil ver por aqui alguém de legging. Os gringos usavam normalmente além de camisas tipo segunda pele. Quase morri de frio numa prova com sensação térmica negativa. Desde então, sempre uso essa calcas nos treinos. NUNCA tive a sensação de olhares discriminatórios. Acho que discriminam muito mais o multicolorido dos tênis do que as calcas. Um equipamento de fato muito criticado pelos moralistas de plantão e o macaquinho usado pelos triatletas. Um abraço e parabéns pelos artigos.

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Cassio, estas roupas lá fora são bem comuns, pode ser por isso que seja melhor aceito, e sobre os tênis, também acho que os mais coloridos chamam bastante atenção sim, tanto quanto as calças coladas ao corpo.
      Sobre os triatletas acho que a questão de ter a natação inserida no esporte ajuda um pouco, podemos associar a roupa de borracha com a de corrida, mas eles também sofrem deste mal, pode apostar!
      Abraço e grato pelos comentários.

  17. Marcos Viana "Pinguim" disse:

    Olá Renato! A primeira vez que usei uma calça legging foi na Ultramaratona de 52 km do Desafrio Urubici, depois dela acabei usando em alguns treinos no Parque do Ceret que fica a cerca de 4 km da minha casa na cidade de São Paulo, este parque fica encravado na divisa dos bairros da Vila Formosa e Tatuapé um dos lugares com maior concentração de renda da região leste de São Paulo e mesmo assim ainda tem muitas pessoas com preconceito que já ficaram “tirando barato”, no caso do parque eu nem ligo, pois é brincadeira de amigos, mas como eu corro muito na rua e sou adepto do “treino tranporte (*)” e não gosto de levar desaforo para casa eu achei uma solução para aqueles que querem usar calça legging sem ter a necessidade de passar nervoso, basta colocar uma calça de tecido bem leve por cima, do tipo tactel, que não me atrapalha em nada nos movimentos necessários para corrida urbana em ritmo confortável, dessa maneira eu consegui adaptar a corrida ao ambiente e ao ritmo urbano.

    (*) O princípio do “treino-transporte” é muito simples e deve ter sido o mais praticado por todos nossos antepassados, consiste em aproveitar qualquer compromisso que você tenha para se locomover para qualquer lugar onde se possa chegar com roupas esportivas, geralmente faço para ir para os parques mais próximos da minha casa (no meu caso o Parque do Ceret fica a 4 km e o Parque do Piqueri fica a 8 km) ou para ir até a estação do metrô mais próxima (no meu caso a estação Carrão fica a 6 km e a do Tatuapé fica a 8 km).

    Um grande abraço!!!

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Pinguim, prazer ter você aqui rapaz, com certeza este princípio do transporte funciona e é válido, eu mesmo não uso meu carro para ir ao trabalho já faz 2 anos. Sobre a calça de tactel por cima da legging acho legal, se realmente a pessoa se sentir incomodada com a calça justa o problema está resolvido. Abraços amigão!

  18. Marco Bossetto disse:

    Grande Renato, sinto esse preconceito desde 2007 quando comecei a correr com as bermudas, imagina o “sarro” quando me viram com a calça. Eu não estou nem ai, faz parte de nossos “equipamentos” de corridas, nos protege e me sinto super bem com elas em dias mais frio. Prefiro usar a calça e sair para fazer o que eu mais gosto, do que ser vencido pelo frio e ficar embaixo das cobertas como muitos fazem. Bela abordagem!! Nos vemos por ai, com calça legging, bermuda ou shorts, o importante é estar correndo com os amigos!! Grande abraço e até a próxima!!

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Marcão meu amigo, bom te ver aqui de novo, para as ultras inclusive elas nos ajudam na compressão e no retardo das dores, pelo menos eu acredito nisso. Abração.

  19. André disse:

    Não é só nas corridas que isso aconte. No mundo das academias também. Treino pesado e sério a mais de 15 anos e aprendi muita coisa com grandes atletas. Entre esses aprendizados está o uso de roupas e acessórios que protegem e melhoram a performance.
    A legging tanto melhora a performance, pela liberdade dos movimentos, principalmente em treinos de pernas, quanto protege pela compressão e redução da perda de calor, ajudando a proteger os músculos e articulações durante os movimentos.
    Treino em academias onde treinam vários atletas, não somente aqueles praticantes de 6 meses, e não tenho muito problemas. Claro que as vezes chega alguém novo na academia e toma aquele choque, tanto homens quanto mulheres, mas tenho a sensação que depois de te ver treinando e “o bicho pegando”, a coisa muda… Ficam impressionados, as vezes até assustados!!! hehehe
    Atleta de verdade se preocupa com sua performance e proteção… e se puder ter um pouco mais de conforto, por que não, certo!?
    Mas, infelizmente, somente atletas entendem isso…

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      André, realmente este ambiente de academias é repleto de testosterona, o que alimenta estes olhares e a reprovação de alguns, mas como você disse, se mandarmos bem nos treinos, seja nos pesos ou nas corridas, conseguimos calar esta voz preconceituosa, espero que chegue um dia em que calemos de vez! abração e apareça sempre neste espaço! abs.

  20. Roberto Stocco disse:

    Renato

    Imagino como você se sentiu. Quando uso as meias de compressão, não difícil ouvir: “olha ele corre de meião de futebol” ou ainda “parece meia de mulher”. Isso já ouvi em corrida!
    Mas não estou nem ai. Sei o bem que me proporciona e isso é importantíssimo.

    Um forte abraço.

    Roberto

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Grande Robertão, verdade, com as meias o sentimento é parecido mesmo, mas vamos em frente, a cada vez mais rápidos. Valeu a visita e precisamos nos ver em mais treinos, abração!

  21. Vilmar comerlatto disse:

    Primeiro usei uma bermuda de compressão, e automaticamente veio a calça e a blusa, desperta olhares, mas é confortável e me sinto muito bem.
    Quando comecei no mundo das corridas ouvi muita piadas e comentários jocosos, hoje isso é raro, o mesmo com o tempo vai acontecer ao verem usando essas peças.

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Olá Vilmar, o tempo é o remédio pra quase tudo nesta vida, e neste caso não será diferente, também acho que cedo ou tarde estes comentários diminuirão bastante! Bom pra nós! valeu a visita!

  22. Nelson disse:

    Eu também uso legging + camiseta de compressão. Para correr e para fazer musculação.
    E nada de camiseta por cima da camiseta de compressão, nem bermuda por cima da legging.
    Piadinha e risadinha a gente ouve o tempo inteiro é por essas e por outras que inventaram o iPod.
    Legging e compressão é para quem tem coragem, não necessariamente 10% de gordura.
    Eu uso no frio, no calor, no tempo normal. Se pudesse usaria o tempo todo.
    O bom é que recuperamos rapidamente da “pancada” e o corpo agradece.
    Ousar é assim mesmo e a vida é muito curta para não correr riscos!

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Olá Nelson, valeu pela visita, também acho que a recuperação é melhor com o uso da compressão.
      Quanto as piadinhas e risadinhas você disse bem, Ipod nos caras! hehe
      Nossa vida curta precisa ser rica né rapaz, então vamos aproveitar!
      Abração e apareça mais vezes!

  23. Fernando Fazzane disse:

    Eu uso bermuda de compressão e legging desde 2010 também e no início eu me incomodava com os olhares de reprovação das pessoas na rua, mas acho que isso fez amadurecer minha personalidade e opinião sobre o mundo. Infelizmente as pessoas te julgam pelo que você veste de acordo com os padrões impostos socialmente como certo e errado, digno de idade média. Eu já ouvi de tudo e o engraçado é que não apenas homens mas mulheres também mexem. Todos apenas após passarmos e estarmos a uma distância “segura” para que eles possam evadir se necessário. Certa vez resolvi voltar e conversar de perto com uma turma de adolescentes que mexeu comigo e perguntei oque havia de errado e se eles estavam me chamando. Obviamente ficaram sem saber onde enfiar a cara e com medo. Eu estava com camisa de compressão também. Avisei-os para pensarem duas vezes antes de mexer com quem eles não conhecem pois podem se arrepender e arrumar confusão. Claro que coloquei uma pressão e mostrei que por mais um pouco eu tombaria os 3 numa tacada só. Mas depois percebi que se há alguém inteligente ali, este alguém sou eu. E uma pessoa inteligente não brigaria por um motivo tão futil. Deste dia em diante, eu dou risada e penso que eles estão todos muito, mas muito atrás… tanto em performance quanto mentalidade. É revoltante ser alvo de preconceito. Instiga instintos primitivos de disputa e rivalidade, onde impera a força e agressão física. Isto me faz pensar nas minorias quando são alvo de preconceito (racismo, homofobia, etc) que deve ser infinitamente pior. Este comportamento preconceituoso é fruto da imaturidade espiritual somado à aceitação das imposições sociais e midiáticas. É triste. É feio. É desleal. É desnecessário. Mas existe e é fato. Um forte abraço!

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Fernando, concordo com suas colocações e fico feliz que não tenha brigado, nunca vale a pena. Continue com suas posições bem firmes e corretas, não tem erro! abraço!

  24. Evaldo Bosio disse:

    Eu uso legg quando o tempo não está legal e bermuda de compressão quando da uma melhorada no tempo. Detalhe, uso tanto a legg como a bermuda sem nada por baixa (cueca ou sunga), não me importo com os olhares, me importo em estar bem comigo e não passar frio ou calor dependendo da situação.

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Dr. Evaldo, que bom ter você aqui neste espaço! Realmente você já superou tudo e se desprendeu geral, que bom, atitudes assim que nos fortalecem, sem preconceitos, sempre! grande abraço!

  25. cláudio gomes disse:

    li as seguinte frases …
    “Não me incomoda o fato destas pessoas estarem desconfiando de minha masculinidade.” | “eu me incomodava com os olhares de reprovação das pessoas na rua.” .
    coincidentemente, ontem, ao entrar na padaria (com calça legg) uma funcionária me mediu dos pés a cabeça …
    mas meu questionamento é: ” o preconceito não estaria em nós mesmos? quantas deduções ou conclusões imaginárias”. pergunto isso, porque vi a necessidade de usar legg, e por preconceito próprio, utilizei short por cima durante um tempo … quando participei de minha primeira meia maratona em Buenos Aires, a utilizei sem nada sobre a legg … sabe porque ? (minha conclusão OK ?) estava em outro país e não me preocupei com o que pensavam … a partir deste episódio, utilizo a legg sem (meus) preconceitos …

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Cláudio, tudo bem? Provavelmente todos nós temos este preconceito próprio no inicio, é normal até nos acostumarmos com a calça ou outra peça qualquer.
      Também tem este lado, às vezes as pessoas nos olham e já achamos que estão zombando ou algo assim, quando podem estar até admirando. Difícil decisão, mas cabe a nós deixarmos estas atitudes ou olhares de lado e continuarmos nosso caminho! abração!

  26. Fernando Fazzane disse:

    Hoje fiz um treino de 15km saindo às 6h com temperatura de 12ºC, UR 60% e vento de 15km/h de sudeste. Para quem entende, estava frio. Usei a calça de compressão (legging), uma base layer + camisa manga longa + gorro. Estava tão frio que quase voltei para colocar um corta-vento. A reação das pessoas é sempre de desaprovação + espanto. Não me importo que olhem, que torçam o nariz. Mas incomoda sim quando o pensamento se transforma em ação verbal. Hoje eu estava ouvindo Pearl Jam em um volume suficiente para ouvir algum veículo e não fui importunado por nenhum destes que olharam com desaprovação. Nunca vi nenhum outro homem utilizando este equipamento em minha cidade, mas acho que hoje (depois de muitos anos) eles já sabem que eu não me importo. Cuido da minha vida e não atrapalho ninguém. No final, sinto que venci. Antes de entrar no mundo da corrida e hoje do triathlon, quando eu via um homem utilizando uma cinta HR achava esquisito (parecia uma alça de sutiã). Imagine uma legging!!! Por isto acho que é pura falta de informação e maturidade que são a matéria-prima para a contrução de preconceitos. Duro mesmo é quando ele parte de dentro da família. Para derruba-los, basta informação e aguardar a maturidade com paciência. Sempre muita paciência…. rs

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Fernando, perfeita sua colocação, informação e maturidade são as chaves para acabarmos com estas besteiras todas, inclusive dentro da familia. Abração e bons treinos!

  27. Luis Fernando Andrades disse:

    Prezados, vou repetir aqui, o comentario que fiz no Face sobre este artigo, pois acho que este meu raciocinio seria suficiente para acabar com a grande maioria dos problemas gerados por preconceitos e/ou provincianismos.
    Escrevi que: No dia em que algum desses olhares “envesgados” pagar a fatura do meu cartao de credito, eu penso se me preocuparei com eles ou nao! E eu uso calças leggin para correr nas manhas geladas do inverno gaucho e realmente nao me importo com esses olhares… e isso que nem sequer sou um corredor de alto nivel… corro apenas para manter meu condicionamento fisico, sem qualquer compromisso com performances!!!!!
    Abracos a todos que nao passam frio com suas calcas coladas e que nao ligam para olhares envesgados!

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Luis Fernando, valeu pelo comentário. Pode apostar que se apresentarmos nossas faturas ninguém vai querer pagar, e se algum deles se prontificar a pagar eu corro até sem roupas no frio amigão! abração!

  28. Roberto disse:

    Curioso. Só agora vi essa matéria, que até minha amiga Aline participa.
    Estou com vcs, pois sou mais um super adepto da legging. E acrescento pra dizer, não sei se já viram, é uma tendência que os estilistas estão tentando fazer pegar na moda masculina(lógico que mais adequada ao inverno) mesmo pra quem não está fazendo esporte, e eu já me “arrisco” em locais da night underground, eventos rockers e afins, longe dos points mauricinhos de bermudão e patricinhas de shortinho jeans. E com falsa modéstia digo que já “causei” entre meninas, levei cantada e tal… Enfim, só saber aonde e como usar, que dá pra ficar estiloso(e “ousado”, ok!) sem ficar provincianamente taxado de gay. lógico que o povo ainda muito fechado, e conservador, provinciano pode certamente achar esquisito e tudo mais. Enfim, a legging já começou a pegar legal no esporte, como já vi numa etapa da corrida da Fila Night Run, no inverno. Nunca vi tanto homem de calça legging!!! Daí quem sabe influencia e convence os machões e as patricinhas a apreciarem sem preconceitos. Bons treinos!

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Valeu Roberto, acho que é por ai mesmo, levando até pra fora da corrida, porque não! abraços

      • Roberto disse:

        Sabe o que é o pior? No caso de estar solteiro. É sentir esse preconceito ou reprovação por parte das mulheres(talvez mais as “patricinhas que só andam com os “mauricinhos” que só trabalhando a hipertrofia dos músculos e que só sabem usar bermudão), mesmo entre algumas que praticam corrida, esportistas… Seja porque podem ficar inseguras com sua masculinidade, mesmo que pela lógica de vc estar interessado nelas vc certamente é hetero. Ou seja porque não aceitam mesmo, pingo de semelhança entre as indumentárias feminina e masculina, como é o caso das leggings, achando ridículo, tosco… Esses adjetivos até podem ser atribuídos se realmente as calças não forem usadas adequadamente, em certos lugares, ou se não estiver com um corpo legal, ou se a calça não cair bem com o resto da vestimenta… E tb elas ficam meio que sentindo como se a gente quisesse “competir” com elas(coisa que já acontece entre as próprias), por mais que não seja essa a nossa intenção(a não ser que vc seja mesmo um transexual, travesti mesmo). Mas ao mesmo tempo, acho que quando acontece a chance da mulher conhecer mais de vc e não só visualmente, a situação pode mudar, como aconteceu com minha atual “ex-namorada/rolo”, quando a gente tava se aproximando e eu descaradamente usando a calça, com a masculinidade normal e bastante interessado e cortejando ela.

  29. MARIO disse:

    Uso Legging desde muito tempo. Usava pra dormir!! E hoje uso pra praticar esportes, pra viajar ou mesmo pra dormir!! As pessoas adoram debochar e achar estranho quem usa este tipo de calça, mas não estou nem ai pra que os outros dizem!! Procuro ser feliz do meu jeito. Nunca serei gay pq gosto muito é de mulher mesmo, mas se usar legging é ser gay, então vou morrer gay me esfregando em mulheres!!! Tenho 3 leggings, uma da kailash, outra da Track & Field, quando esta ainda fabricava legging masculina em 2010, e comprei uma legging recente da Adidas, no Shop Masp aqui em Sampa!!

  30. Robson disse:

    Fiz meu primeiro treino com uma calça de compressão hj…

    Na boa… Vários olhares.
    Na boa de novo? E eu com isso? Desde que meu treino tenha um melhor rendimento, estou pouco me lixando…

  31. marlon disse:

    amigos eu comecei a usar legging calcas e te digo quando uso na esteira da academia que gosto de correr por 30 minutos muitos olhares de reprovação nossa agora eu fui e comprei 8 calcas legging e te digo nada melhor para correr e para pratica de musculação e te digo os professores da academia tmb olha com o olhar reprovação e ridículo em pleno século 21 ainda ter preconceitos ….

  32. fernando disse:

    ola, uso a calça na academia para treino de perna, ela retarda a fadiga muscular, onde eu treino varias pessoas usam, principalmente as pessoas mais fortes kkkk, essa calça e de maromba tbm, la ninguém estranha so os frangos, pra variar……

  33. Alicino disse:

    Tenho muita vontade de usar estas calças. Já fui atrás e pela experiência com camisas de corrida, cheguei a conclusão que uma de poliamida seria a mais indicada (minha opinião de leigo mesmo), mas ainda fico na resistência devido ao meu peso. Acho que não estou tã em forma assim para usar algo mais colado ao corpo. Mas vontade não falta.
    Grato pelo texto de incentivo! Abs!

  34. Renato Mello disse:

    Alicino, o fato de estar acima do seu peso ideal não o impede de usar as calças de compressão, vai por mim, melhor ouvir algumas bobagens ou se sentir um pouco incomodado do que passar frio amigão.
    Aproveite que está querendo entrar em forma e use isso com incentivo, deixem falar ou olhar, acho que na verdade estas pessoas queriam era estar ali, nos nossos lugares e com a nossa disposição. abração.

  35. marcos disse:

    eu gosto de calça legging ,e calça colada ao corpo ,e camiseta colada ao corpo ,mas tenho vergonha de sair na rua . os preconceitos ainda falam bem alto .o que fazer?

    • renato mello disse:

      Marcos, infelizmente ainda temos estes (pequenos) problemas, mas a unica solução é encarar e usar as roupas assim mesmo, deixem olharem, o mais importante e se sentir bem e fazer seu treino com eficiência. abraços e agradeço seu comentário.

  36. Abimael Ferreira disse:

    Comprei algumas esses dias, mas ainda estou criando coragem para usá-las. Que dica você me daria?

    • Renato Renato disse:

      Abimael, não tem dica melhor do que colocar a calça e sair pra rua, sem medo nem frescura, deixem olhar e falar, a maioria queria estar no seu lugar correndo e sendo feliz.

  37. ilderson disse:

    Eu ouvi falar q calça Legging é sim unissex .e eu uso tenho 2 mais quando eu saio na rua ha sim olhares tipo de reprovação,preconceito,mais eu uso mesmo assim porque quem ta usando é eu e nao elles . E pra falar a verdade eu gosto sim de calça Legging.mais admito q da um pouco de vergonha mais nao é nada pq um dia meu professor de musica fallou para a classe ser sem vergonha kkkkkkkk;)

  38. Araujo disse:

    Sim, eu uso calça leggin também porque faço caminhada, e também no dia a dia, não me importo com quem fale de mim. Infeslizmente nossa não é cheia de pré-conceito e isto é difícil ter fim. Interessante que se for analisar direitinho a calça é mais direcionada pra homem e porque somos criticados!
    Fique tranquilo que eu estou do seu lado

  39. Araujo disse:

    Para mim é muito importante não ser reprovado por minha esposa, não me importo se os outros de fora me reprove , que nação complicadaé a nossa preconceituosa. É importante que saia bastante propaganda pelos canais de televisão, jornais incentivando mais e mais a calça legging para homens. tarnquiliza que somos vitoriosos.

  40. Matheus disse:

    Uso bastante calca legging para atividade física ( corrida e academia). Olhares? Muitos, mas não me incomodo. Faço atividade física e, se precisar ir em algum lugar, antes ou depois, vou sem a menor cerimonia.

  41. Araujo disse:

    Olá Renato nunca olhe ou dê ouvido em tudo que você ouve por outras pessoas.
    Infelizmente se formos darmos ouvidos em tudo que os outros falam, agente fica igual a um parasita e não fazemos mais nada doque podemos fazer-mos. Eu continuo praticando meu esporte usando minha legging, e não me preocupando de quem quer que seja que venha falar mal de mim.Um abraço a você e que tenhamos muito sucesso.
    Araujo.

  42. Paulo disse:

    Se o povinho soubesse a mobilidade e conforto que as leggings dão usariam não só nos treinos mas também no dia a dia.

  43. daniel disse:

    olá renato,uso minha legging tranquilo estou nem ai com os olhares e falatorios. eu vou é treinar. sei o que é bom para mim e meu corpo agradeçe. se me preocupo com o que as pessoas dizem e pensam ! nossa vou ter um pessimo rendimento nos meus treinos. e o povo aqui no nordeste ! hum pense num preconceito enorme. abraços é vamos treinar ! observação: só se for de legging….

  44. Leandro disse:

    É realmente complicado esse negócio da legging.
    Tem o receio que nós mesmo ficamos (e nos deixa sem jeito), tem o julgamento.

    Falei desse mesmo assunto no meu blog esses dias pra trás > target="_blank" href="http://www.coisasparahomens/minha-primeira-legging/" rel="nofollow">http://www.coisasparahomens/minha-primeira-legging/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...