Corpo x Mente

As Piores e as Melhores 12 horas de um Ultramaratonista

Escrito por

Renato Mello É empresário, casado e pai, não obrigatoriamente nesta ordem. Tem o esporte em sua vida desde a infância: futebol, natação e surf foram os mais competitivos e que lhe renderam algumas medalhas. Mas foi na corrida, em especial nas ultramaratonas, que descobriu sua verdadeira paixão: treinar o corpo e a mente para percorrer longas distâncias. Não se engane com seus precoces fios de cabelo branco, a sua juventude está estampada no rosto, no seu estado de espírito e na sua excelente performance nas corridas.

COMENTÁRIOS NO FACEBOOK

39 Comentários

  1. Juliano Isidoro disse:

    Provas de ultra distancia tem que ser pensada e repensada, afinal, ter um espaço (parque, rua…) não pode ser considerado um bom espaço….., essas provas (tipo essa de Valinhos)……deveriam ter alguns itens a se pensar…”profissionais em Educação Fisica ” ” Médicos que assinem pelo evento e não só como plantonista” “Staff com pessoas capacitadas” “Nutricionistas” “empresa que faça a aferição dos aparelhos de cronometria” (muitos atletas reclamam sobre esses aparelhos). Afinal, pagasse caro por essas provas e temos que fazer valer esse pagto. Inclusive a Federação de Atletismo…devia dar um selo nessas corridas!!!!

    Obrigado……

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Olá Juliano, tudo bem amigão? Pois é, existem alguns fatores que precisam ser melhorados, mas acho que serve pra todas as provas. Nos caso de ultras mais especificamente a maioria dos corredores já sabe onde está se metendo! rs. Valinhos em particular eu gostei sim, sobre a organização e direção destas provas, claro que sempre podemos melhorar e exigir isso mas acho que a galera da Ultrarunnereventos está 1 ou 2 degraus à frente dos outros! abração.

  2. Fábio Namiuti disse:

    Parabéns por mais essa e pela postagem, Renato. Gostei demais da minha estreia nos 50 km na pista e pretendo repetir a experiência em distâncias maiores.

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Olá Fábio, prazer ter você aqui. Com certeza deve ter se identificado com algumas situações do texto afinal sua estréia foi logo de cara numa pista de 400 mt onde nossa cabeça briga o tempo todo contra nosso corpo hehehe.
      Espero sim vê-lo em breve numa ultra!
      grande abraço.

  3. José Monteiro disse:

    Belíssimo post Renato

    Acredito que mesmo aqueles que não tenham participado de ultra maratona após a leitura tenham recebido a preparação mental para fazer a prova (pode inclusive superar a preparação técnica).
    Especialmente para mim no momento importante, pois em poucos dias estarei participando da ULTRA 24h no CEFAN Rio e digo apesar de ter participado de algumas , parece sempre que é a primeira vez.
    Certas leituras só encontramos aqui no site do Papo de Esteira, parabéns ao editor chefe Rafael Zobaran e toda sua equipe.

    Um ultra abraço
    Zequinha

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Zequinho parceiro, você sabe bem do que eu estou falando com toda sua experiência em ultras. Sucesso lá no CEFAN e cabeça no lugar! abraços!

      • Zequinha disse:

        Renato

        A prova foi adiada e tive serios problemas para treinar , o amigo Anselmo criou um estratégia especial , pois tive aumento de peso depois da maratona do Rio. Vou fazer algo diferente entre voltas e descanso, uma nova experiencia e espero que de certo.
        Estou motivado mesmo assim , post é sempre lembrado.
        um abraço Zequinha

  4. Vera Nogueira disse:

    Parabéns guerreiro….fico muito feliz por essa sua conquista..vc é guerreiro demais!!! e tenho certeza que terá muitas outras conquistas!!!
    grande abraço

  5. Renato Mello Renato Mello disse:

    Oi Vera, agradeço suas palavras e agradeço também todo o apoio e suporte que você e sua equipe nos proporcionam nestas provas.
    Grande abraço a todos!

  6. Rosimeire Assis disse:

    Hei parceiro… Muito bom seu post… Acertou em cheio nas palavras acima. Para entender tantas emoções tem que fazer e sentir na pele.
    Aproveitando o espaço estou mega orgulhosa do seu pódio fiquei na torcida por você e me emocionei com ele… Até as 24hs.

    Nos vemos no caminho…rsrsrs
    Bjus
    Meire

  7. vitor rage disse:

    Sábias palavras Renato!!

  8. Marco Bossetto disse:

    Grande Renato, nos conhecemos na minha estreia na prova de Bertioga-Maresias em outubro/2012, de lá para cá acho que já somos parceiros nesses tipos de “loucuras” que gostamos, e só podem falar alguma coisa quem participa de uma “loucura” dessa, e pode ter certeza que já estamos contando os dias para a próxima, certo? Como sempre, belo post!! Grande abraço!!

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Valeu Marcão, parceiros sem dúvida alguma, já somos mesmo.
      Quanto os dias pra próxima prova, no meu caso faltam 52 dias, e no seu?
      Abração.

  9. Odila disse:

    Parabens, Renato. Tanto pelo relato, como pela prova e podio. Sabemos o quao esse tipo de desafio é mais mental-emocional do que fisico. Sempre achamos que chegamos no nosso limite, mas quando nos damos conta, vamos mais adiante. É sempre um morrer e renascer. Bons treinos.

  10. Fernando Schwery disse:

    Renato,

    Primeiro, parabéns pela prova!! O post retrata bem o que se passa na nossa cabeça durante a solidão das corridas longas que muitos classificam como “loucura” mas que ao final nos transformam em gente grande.

    Que venha a próxima e que seja mais longa!!!!

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Fernando, parabéns para você também pela vitória nas duplas, muito legal.
      Verdade quando diz que viramos gente grande, concordo sim, e vale pra nossa vida além da corrida, o que é bem interessante!
      Abração.

  11. Roberto Stocco disse:

    Ola meu amigo.

    Lendo seu relato me coloquei em seu lugar e, por um breve momento, pude “quase” que imaginar como é uma prova (em minha opinião, provas mentais) dessas.

    Parabéns mais uma vez e continue assim pois me encoraja cada dia mais à buscar novos desafios e distâncias.

    Um super abraço,

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Robertão meu amigo, já disse e repito, se alguém aqui dá ânimo e coragem pros outros esse alguém é você pela sua superação e dedicação.
      Nos vemos na USP qualquer hora destas!
      Abraços!

  12. Hernani Oscar disse:

    Olá Renato, excelente e realista o comentário, o por que, pra que, está implícito, parecendo tão frágeis ali mas super-humanos e no final: imortais! as melhores 12hs são as 6 antes (descansado) e as 6 depois (ufa! acabou!), durante é o steady state! (ou se correr o bicho pega, e pega mesmo, se ficar o bicho come, pra que fui lá?). Como você disse depois passa, mas passa prá nós, percebi que pros colegas e conhecidos fica: olha esse é o nosso atleta/ triatleta ele é ultramaratonista, faz 100km tranquilo (aghthth!). Abraço!

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Hernani, grande prazer te conhecer pessoalmente e mais ainda, descobrir que você é casca grossa rapaz, mandou muito bem e subiu na parte mais alta do pódio. Espero te ver em outras provas, quem sabe em uma montanha, aliás cuidado com a aliança, na montanha nunca você iria encontrar ela de novo e ai amigão, nem super-heroi pra explicar o fato pra patroa!
      Abração!

  13. Carioca - Leonardo Rangel da Fonseca disse:

    Na verdade todos estão de parabéns, a organização, os atletas, os Staffs sou adepto aquele ditado se melhorar mais estraga. Na minha opinião, o gostoso deste tipo de prova e vencer as dificuldades com planejamento, estratégia e paciência. Se ficar muito certinho acaba perdendo o glamour.
    Abs a todos.

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Leonardo, prazer receber você aqui, concordo contigo, é possível sim traçarmos estratégias e planos em provas longas, claro que sempre com um plano B na manga!
      Sobre o glamour rapaz, eu perco o meu logo nas primeiras horas! kkkk
      Abração!

  14. Vitoria disse:

    Fiquei feliz de saber que a Prova de Valinhos foi boa , afinal tem 24 hs daqui uns dias…. (oba) . A de Campinas ano passado foi espetacular apesar da chuva…. Espero que desse ano seja tão boa quanto… Concordo com você , a Ultrarunner Eventos está a frente de muita gente aí!

    Abç
    Vitória

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Olá Vitoria, como vai? Pois é, a prova foi sensacional, alías achei a cidade de Valinhos toda muito bem arrumada e bonita, grata surpresa. Este ano as 24 horas serão em Valinhos também, então acho que tem tudo para dar certo.
      Tenho uma ressalva apenas por ser mais apertado mas em compensação o piso é bem plano, mesmo nas bordas, o que nos poupa demais os joelhos. Com certeza será uma bela prova, quem sabe nos vemos lá!
      abs.

  15. Roberto C. de Mello (Beto Ultra) disse:

    Renato, apenas gostaria de registrar aqui minha indignação contra a Ultrarunner eventos.
    Na 50 km Praia grande, dei 14 voltas á mais e fui receber o troféu de categoria via correio 2 semanas depois.
    Na 50 milhas Morungaba, eu estava em quarto no geral e por uma infelicidade de marcaçao, errei o caminho e fui desclassificado.
    Obs.vários atletas erraram, e vários carros de apoio também, os atletas ficaram sem apoio do km 60 em diante, e este caminho que errei fui sair na chegada, seguindo setas amarelas que não eram deles, mas provavelmente de outra corrida(tenho provas no meu blog.
    e ainda as águas que tinham nos pontos de apoio estavam quentes do sol, uma tremenda falta de reipeito com os atletas e com nossa saúde também.(fizeram uma marcação horrível, super confusa, provas deles não faço nunca mais.
    Quem é ultramaratosista com o Fernando da Ultrarunner, é um absurdo fazer isto.
    Quem for fazer provas deles pensem duas vezes, não pelo resultado, mas por sua saúde e vida.

    Abraço Renato e até alguma ultra por aí.

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Olá Betão, bom te ver aqui, porém triste pelos seus relatos, realmente são 2 casos que ninguém quer passar, claro, entendo sua indignação, no seu lugar também estaria bem insatisfeito.
      Mas sei que você é um cara do bem, acho que melhor que parar de fazer as provas, afinal quanto mais você fizer mais chances teremos de nos encontrar né, converse de novo com o Fernando, outro cara do bem, e tenho certeza de que ele sabe dos erros e deve estar fazendo força para que não aconteçam novamente.
      Eu sempre tive ótimas provas com eles, por isso fica mais dificil avaliar estes erros.
      O melhor no meu ponto de vista é ter a Ultrarunner corrigindo possíveis falhas e principalmente estar alinhado ao seu lado numa outra ultra, daquelas bem cascudas!
      abração.

      • Roberto C. de Mello (Beto Ultra) disse:

        Entendo sua posição também, mas foram vários meses de treinos, minha colocação seria magnífica para mim, pelo menos, quarto no geral, cheguei a pegar o trofeu de primeiro colocado, pois errei o percurso e quando vi estava no pórtico de chegada, me entregaram trofeu, me colocaram no pódio, tiraram fotos, e mesmo assim fui honesto e disse para a Vera que eu não poderia ser o primeiro, alguma coisa estava errada, e quando liguei para o Fernando para explicar isto, apenas me informou que eu estava desclassificado, quando antes do erro eu estava em quarto, inteiríssimo para terminar a prova bem, agora se fosse só eu, aí sim, mas o João javera que já fez várias br 135 também errou, outros solos, vários do revezamento, e as equipes dos primeiros colocados também. Acho que como foi um erro da organização, eles que teriam que compensar e arrumar esta situação, não apenas tirar o corpo fora, agora como vou ter motivação de treinar meses para fazer a 50 de Poços de caldas, por exemplo, e não ter certeza se vou fazer ela normal ou se vou ter algum impecilho também, e a insegurança na ultra é a pior coisa.Quando fiz a da Praia grande e erraram também, dei uma chance para outra, e nesta outra eles erraram muito mais.
        Mas não se preoculpe, vamos nos encontrar em muitas outras por aí, onde tenho certeza que não precisaremos passar por nehuma destas situaçoes.

        Valeu.

        • Renato Mello Renato Mello disse:

          Oi Roberto, seu caso foi bem mais sério mesmo, difícil tomar uma posição quando aprecio e respeito os 2 lados, mas acho que você tem razão em reclamar, claro que tem.
          De qualquer maneira bola pra frente, precisando sabe onde me achar!
          abração

  16. Zuquetto disse:

    Renato, boa tarde!

    Belo relato da experiência de encarar uma Ultra de 12h.
    Ao mesmo tempo amplo e susinto descrevendo nossas adversidades durante a empreitada.
    Também estava lá, e numa das diversas vezes que vc passou por mim (fiz “apenas” 74K) o nosso amigo Hernani me mostrou quem vc era comentando a respeito do Papo de Esteira.
    Como ainda sou um ultra amador, tive poucos contatos com outras organizações desse tipo de prova, mas devo dizer que nunca tive problemas com a Ultrarunners, acho muito boa a sua organização e o pessoal é 10!!!

    Abraços
    Zuquetto

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Zuquetto, grato pela visita, da próxima vez por favor, me procure e vamos nos conhecer!
      Agora que conversa é essa de “apenas” 74 km, rapaz, isso é chão pra burro, ou melhor, pra ultra.
      Aliás não existe ultra amador kkkk ultra é ultra e ponto final. Estamos todos na mesma pista.

      Abração.

  17. Hernani Oscar disse:

    ah! a aliança, foi encontrada pela Denise, esposa de meu amigo Zuquetto, se não eu tava procurando até agora – final feliz. registro aqui o meu muito obrigado!

  18. Aurea Bisan disse:

    Já participei de várias ultramaratonas como apoio do meu marido Emerson Bisan… e foram muitas horas e muitos kms.
    Mas no último fim de semana sai detrás das cortinas e fui para o palco… enfrentar essas piores e melhores horas, sentir na pele as diversas sensações e emoções de um ultramaratonista.
    Apesar de ter feito as 12 Hs em dupla e tendo corrido pouco mais da metade dessas 12 hs, mas temos que ficar ligado o tempo todo na prova, de olho no relógio, na pista e no seu parceiro… e durante as 40 voltas que corri nesta mesma pista de 1.350 mts me enfrentei inúmeras vezes, lutando com o cansaço, com umas bolhinhas no pé que incomodavam, com a subidinha que virou montanha, com a vontade de parar e descansar… E é muito gostoso enfrentar e superar tudo isso… sem contar a reflexão e revisão que a gente faz da vida durante estas horas correndo, apreciando a paisagem… pelo menos enquanto a gente consegue pensar!! E depois de tudo isso alcançar a meta pretendida, que gratificante!!
    A grandeza da ultramaratona não está só no nº de horas ou de kms percorridos pelos atletas, está mesmo nos atletas e na sua generosidade, na solidariedade… todo mundo se ajuda, se motiva, incentiva…
    Bem, pude sentir o gostinho dessa “loucura” e vou dizer…
    Adorei, tô dentro!!
    Parabéns a Ultrarunner pela organização da prova, foi excelente… só sinto por não ter classificação de duplas por categorias masculinas, femininas e mistas… mas isto com certeza é um detalhe que ainda será revisto…

  19. Renato Mello Renato Mello disse:

    Olá Aurea, tudo bem? Bem legal ter seu comentário por aqui, afinal você conhece bem os bastidores e agora o palco principal das ultras, pode opinar com propriedade sobre os dois aspectos e tenho certeza de que daqui pra frente vai ficar dividida entre apoiar a participar, afinal você e a Karine mandaram muito bem nestas 12hrs, parabéns. Sobre as sensações com certeza dividimos as mesmas e acho que sempre será assim, altos e baixos, sofrimento e alegria, dor e prazer, como tem que ser uma boa ultra! Abração.

  20. DJ Augusto Martins disse:

    Eu participei em abril dia 27/3/13 da minha primeira ULTRA MARATONA de 6Horas onde conclui ela ficando em segundo lugar na minha categoria 35/39 anos.
    Pra mim foi gratificante,pois eu fazia provas de 10 KM só tinha corrido 1 meia maratona sem vizar tempo ,pois ainda tinha 1 ano como corredor.
    Meu sonho era ter um troféu seja como for ,pois quem corre que ter algo mais significativo que medalha de participação.
    Faço planos pra 2014 correr outra vez 50 km e em outubro 75 Km ,isso pra 2014,pis em outubro agora vou fazer a maratona de são paulo,minha primeira maratona…….sucessos a todos e que DEUS abençoe a todos corredores …

    • Renato Mello Renato Mello disse:

      Olá Augusto, grato pela visita, você começou bem suas ultras, parabéns, se não me engano nesta data foi a prova de pista da Praia Grande? depois me confirme!
      Sucesso na Maratona de São Paulo!
      abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...