Gráfico potência e velocidade do treino de 90km

Ciclismo do Ironman Fortaleza – Rodas, Vento, Potência, Velocidade!

Escrito por

Elano Ribeiro é servidor público e triatleta amador. É formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará e mora em Fortaleza. Casado, pai de dois meninos e uma menina, concilia a correria da vida com o amor pelo esporte. Ingressou no mundo da corrida através da família de sua mulher, e nunca mais parou. Com pouco mais de 1 ano de corrida, fez sua transição para o triathlon. Tem afeição especial pelos aspectos que envolvem o treinamento e provas de endurance.

COMENTÁRIOS NO FACEBOOK

13 Comentários

  1. henrique ebert disse:

    Nossa Elano, eu achando que ontem tinha sido difícil…

    Uma pergunta: os ventos diminuem em Novembro? Diz que sim, diz que sim, diz que sim, Sim? (Assisti muito Chaves qnd criança)

    Abração! E valeu!

    • Elano Ribeiro disse:

      kkkkkkk… Grande Henrique, feliz pela sua visita aqui!

      Cara, quanto à sua pergunta, a resposta é sim e não! Explico. Historizamente, sim. Ultimamente, não. Historicamente, o período de ventos forte tem seu auge em agosto e setembro (pico mesmo), e começa a dimunuir gradativamente em outubro e novembro. Ainda assim, outubro e novembro têm mais vento do que no primeiro semestre. No entanto, ano passado não foi assim! Novembro ainda estava com muuuuito vento, e o dia 09/11/2013 foi um dia com ventos de 37km/h. O que se verifica é que varios dias não tem vento forte. Em Agosto e setembro, não tem perdão… é vento sempre! Assim, fica muito incerto para cravar uma resposta para você. O melhor mesmo é pensar que haverá vento. Vamos trabalhar com a pior hipótese.

      Abração.

      • henrique ebert disse:

        :) Sempre visito, comentar é que é nem sempre :P

        Eu to me preparando para o vento forte. Inclusive venho utilizando nos treinos de ciclismo um amplificador de resistência aerodinâmica (uma camisa um pouco mais larga).

        A sua roda é fechada ou é a aerojacket?

        • Elano Ribeiro disse:

          Henrique,

          Realmente faltou eu fornecer esta informação. Eu tenho uma Hed 9 com aerojacket. Ganho em peso (mais leve) e perco na rigidez (mais maleável). Não sei se a ação do vento será diferente para quem usar o disc todo de carbono. No entanto, no final de semana anterior, no sábado antes do Endurance, Santiago estava aqui e rodou de 808 na frente e disc na traseira. Foi categórico em afirmar que não sentiu nada significante. Porém, bate sempre uma dúvida em função do cara ser um profissional e um monstro no pedal. Fica a dúvida se o parâmetro dele é igual ao nosso. Mas acho que ele tem experiência suficiente para ter dado esta informação na posição de técnico, e não na posição de PRO.

          É isto!

          Abraço.

  2. Luiz Cassemiro disse:

    Grato pelas as informações. e seus comentários. Valeu demais!!! Elano e sobre a temperatura e umidade?

    • Elano Ribeiro disse:

      Caro Luiz,

      Eu que agradeço sua visita e comentário. Quanto à temperatura, vou te passar a medição feita pelo garmin naquele mesmo treino que foi objeto da postagem. Comecei a pedalar às 6:00 da manhã. O garmin registrou 26ºC no momento do start. Com dois minutos de pedal, já subiu para 27ºC. Manteve-se assim até o minuto 42, quando passou para 28ºC. Com 1h de pedal, nova subida para 29ºC. Com 1:13 de pedal, subu para 30ºC. Daí até 1:50 de treino, ficou variando en 31ºC e 30ºC. Foi quando começou a subir mais rapidamente. Ou seja, a partir de 8hs da manhã, a curva começa a ascender com mais vigor. Com 2:16 de treino já estávamos com 36ºC. Daí em diante, ficou variando entre 35ºC e 37ºC até o término do treino, com 2h48min, ou seja, muito próximo de 9hs da manhã.
      Temos de ter em mente que 6h é a largada da natação, e que estaremos pedalando mesmo a partir das 7hs. Será um dia bem “animado”!! kkkkk
      Quanto à umindade, vou te dar a de hoje, pois me atentei em verificar no último domingo. A previsão para hoje é de 57%.

      Espero ter ajudado.

      Abraço.

  3. Luiz Cassemiro disse:

    Grato pela informacao

  4. mario tomas disse:

    Ainda bem que acabou logo esse post . Já estava pensando em desistir rssssssssssssssss

  5. mario tomas disse:

    Elano , me informaram que o mar neste período fica com muitas ondulações ” carneirinhos ” é vero ?

  6. Elano disse:

    Mario,

    Fortaleza tem apenas 3 meses com ondas boas para a prática do surf na região da beira-mar. São dezembro, Janeiro e fevereiro. Assim, em novembro, teoricamente, o mar começa a subir mais sim. No entanto, é muuuuuuito incerto. A prova do Sesc, no sábado passado, foi realizada no mesmo local da natação do Ironman, e o mar estava flat. Essa área sofre influência dos diques (paredões) que formam a marina do Marina Park Hotel, deixando o mar mais calmo. No entanto, quanto mais entramos no mar, mais mexido fica.
    Resumo: vai depender muito do dia. Não tem como cravar uma resposta.

  7. mario tomas disse:

    valeu abs

  8. Debra disse:

    That’s an inntlligeet answer to a difficult question xxx

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *