natura-fotoequilibrio

Protetor solar: essencial para corredores e triatletas

Escrito por

É graduada em Direito, professora e consultora ambiental, por opção. Triatleta, maratonista e Ironwoman. Aos 29 anos, sendo 10 dedicados a corrida (asfalto, cross e montanha) e 6 ao triathlon, sua maior paixão é enfrentar grandes desafios. Descobriu nas provas de longa distância sua vocação. Do esporte herdou a paciência, determinação e perseverança, as quais leva consigo em sua vida. Recentemente, transformou a sua própria mãe em uma das corredoras mais rápidas de sua faixa-etária. Impossível? Somente até você conseguir!

COMENTÁRIOS NO FACEBOOK

16 Comentários

  1. Renato Mello Renato Mello disse:

    IMpossível é ficar sem proteção no verão né Vivian!

    Valeu pela pesquisa de mercado!

    • Vivian Dombrowski disse:

      Não só no verão, Renato. Aprendi em casa que cuidado com a pele é essencial, até mesmo nas outras estações. Mas no verão então…MAIS QUE FUNDAMENTAL!
      Abração!

  2. Alfredo Donadio Alfredo Donadio disse:

    Bela aula!
    Imagino se Vc fosse uma dermatologista.
    Obrigado.

    • Vivian Dombrowski disse:

      Obrigada Alfredo.
      E sabe, dermatologistas que entendam da pele de esportistas está super escasso. A minha só se aprofundou mais por minha causa e, claro, ganhou vários pacientes com isso.
      Atletas também gostam e procuram se cuidar. E a indústria farmacêutica está cada vez mais fornecendo produtos para isso! Ainda bem!
      Abraços e obrigada pelo comentário!

  3. Tadeu Góes disse:

    Bela aula 2.

  4. Zequinha Monteiro disse:

    Mais uma vez parabenizo Rafael por ter a iniciativa da criação deste espaço para colunas.
    Vivian mais uma vez você foi pódio no post, pois além das informações para o publico corredor , forneceu dados importantes e expos de uma forma que foi uma excelente aula. Como utilidade publica seu texto deve ser multiplicado na rede. Agradeço em nome dos leitores sua pesquisa e a seriedadde com que escreveu em sua coluna.Um ultra abraço do seu colega de coluna Zequinha.

    • Vivian Dombrowski disse:

      Zequinha, ultra colega de coluna!
      Obrigada pelo comentário!! Fiz pensando em realmente ajudar, afinal cuidados são sempre bem-vindos e muitas vezes as pessoas desconhecem a gama e a utilidade de tantos produtos no mercado!
      E como professora e pesquisadora, sei que, ao escrevermos, formamos opinião e assumimos para nós a responsabilidade. Por isso tenho todo o cuidado do mundo ao elaborar qualquer texto!
      Forte abraço da sua vizinha de Papo de Esteira :)

  5. Adolfo Neto disse:

    Olá Vivian,

    Ótimo post, mas sinto-me obrigado a colocar uma posição diferente.
    Algumas vezes o protetor solar pode não ser bom.
    Ele pode bloquear a absorção de vitamina D e não parece prevenir contra o câncer.

    Minha principal fonte de informação é este post:
    target="_blank" href="http://sock-doc/2011/06/athletes-sun-exposure-vitamin-d/" rel="nofollow">http://sock-doc/2011/06/athletes-sun-exposure-vitamin-d/
    mas já li sobre este assunto em outros lugares e uma busca no site do Dr. Mercola retorna vários posts:
    target="_blank" href="http://search.mercola/search/pages/Results.aspx?k=sunscreen" rel="nofollow">http://search.mercola/search/pages/Results.aspx?k=sunscreen

    A primeira e melhor opção, ao que parece, é evitar o sol em certos horários. Eu costumo treinar cedinho. Mas, claro, eu treino pouco comparado com pessoas mais competitivas. Quem treina muito e em horários ruins, talvez tenha que usar algo mesmo.

    • Vivian Dombrowski disse:

      Adolfo,
      O uso de filtro solar é essencial, inclusive fora da exposição ao sol. Minha mãe tem um problema seríssimo de melanina e faz controle rigoroso. Ela usa filtro solar até em casa. Isso foi resultado de anos de juventude sem cuidados com a pele. Como ela é descendente de alemães e austríacos, a pele clara é propensa a problemas. Como tenho o exemplo em casa, uso e recomendo o filtro solar. No nosso caso a vit.D está em dia.
      Eu mesma já li muitas coisas sobre o filtro solar, inclusive que ele teria um componente que levaria à infertilidade nas mulheres. Mas uma vez não comprovado, não considero.
      Eu treino cedo e mesmo assim uso. É hábito. Não só pelo câncer de pele mas para evitar também o envelhecimento precoce e as manchas (sardas), que eu não gosto.
      Obrigada pelo comentário e pela contribuição!

  6. Rolual13 disse:

    Belo texto, parabéns Vivian, mais uma vez. Sugiro, se me permite, o protetor labial da marca Stiefel, SpectraBAN, FPS 15(UVA ++), sabor menta..

    Abraço e se o mundo não acabar, Feliz 2013!

    Rosendo

  7. Éber Valentim disse:

    Uma aula de graça, obrigado, ehhehe…
    Eu preciso criar vergonha na cara e começar usar esse tipo de coisa ao menos umas 3 vezes por semana, na verdade sou meio dinossauro pra esse tipo de coisa, de cremezinhos, perfuminhos, tô fora, ehehe… embora reconheça que pra nós que ficamos muito tempo exposto ao sol isso é fundamental, mas vendo por outro lado, esse negócios são meio caros, e se eu for usa-los em todos os treinos, haja protetor solar, ehehe…

  8. Wolfgang Dagmar Gaase Junior disse:

    Comprei o Cenoura & Bronze Sport FPS 30 mas nem percebi que era spray. Não sei se dei “sorte” e é problema apenas desta embalagem, ou do lote, ou de todos nessa versão. A válvula é extremamente pesada e muitas vezes você precisa apoiar a embalagem para poder fazer força. O conteúdo é similar às versões loção e talvez por isso a dificldade da aplicação com spray. Entrei em contato com o SAC e estou aguardando resposta. Em relação ao produto, parece ser bom. É de rápida absorção mas ainda dá impressão de ser um pouco oleoso.

  9. Nathalia B Flejs disse:

    Já utilizei a versão SPRAY SPORT do Boticário, fator 50. Infelizmente o produto mancha as roupas.
    Quando vi que manchou duas peças de roupa, entrei em contato com o SAC Boticário e o mesmo informou que eu deveria levar o produto a uma loja para verificação do produto (se não ouve rompimento, algo similar). Então, levei o produto a loja e ninguém na loja sabia o que fazer. Retornei a ligar no SAC do Boticário e outra atendente disse que nos testes do produto ele realmente mancha tecido, e por isso não poderiam fazer nada.

    • Vivian Dombrowski disse:

      Olá Nathalia,

      Essa é uma informação bem útil e que deveria constar no produto. Se o próprio SAC afirma que o filtro solar Spray Sport FPS 50 mancha a roupa, seria necessário essa informação na embalagem sob pena de violar o direito do consumidor.
      Uma vez que nada consta e o produto manchou a roupa, direito seu reaver o valor ou trocá-lo por outra coisa.

      Fica aqui o aviso para o pessoal! Obrigada por compartilhar!!
      Um abraço!

  10. Gert disse:

    Ik ben ook voor de enige echte “Tio Pepe”.Het hoort bij Sol en is een kunstwerk uit het verleden.Het mag niet veHnjiwnen.redni.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...