Fonte: site Historia do Mundo

Por que eu tenho que correr a São Silvestre?

Escrito por

É graduada em Direito, professora e consultora ambiental, por opção. Triatleta, maratonista e Ironwoman. Aos 29 anos, sendo 10 dedicados a corrida (asfalto, cross e montanha) e 6 ao triathlon, sua maior paixão é enfrentar grandes desafios. Descobriu nas provas de longa distância sua vocação. Do esporte herdou a paciência, determinação e perseverança, as quais leva consigo em sua vida. Recentemente, transformou a sua própria mãe em uma das corredoras mais rápidas de sua faixa-etária. Impossível? Somente até você conseguir!

COMENTÁRIOS NO FACEBOOK

12 Comentários

  1. Renato Mello Renato Mello disse:

    Olá Vivian, corri a SS em 2010, o fatídico ano em que a medalha veio junto com o Kit. Lotada, desorganizada, quente, impossível correr antes do km 2, mas mesmo assim especial e obrigatória, nem que seja 1 vez na vida.
    Quando fizer a sua vai compreender!
    Feliz 2013!

  2. Aline (@aline_mart) disse:

    Eu corri ano passado. Gostaria muito de correr esse ano mas preferi ficar no RJ. Ano q vem, provavelmente voltarei pra corre-la e espero q ainda seja de manha e com a chegada na Paulista. Acho que o que vale na SS é a festa. É vc correr junto com fadinhas, vacas ou a familia Incrivel. É uma corrida de mts altos e baixos mas é tão deliciosa que sinceramente 15km não pareciam 15km pra mim. Adorei corre-la e quero corre-la novamente. Em relação a “maratona” …. ja expliquei e explicarei sempre pra pessoas de fora desse meio qual é a distancia. Não custa nada dar aquele sorrisinho e mostrar q o desinformado é o outro hahahahah …

    Feliz 2013, idola!
    bjss

  3. Adolfo Neto disse:

    Eu também não faço questão de correr a SS. Mas, se surgir a oportunidade, irei com prazer.

    Eu sempre achava que os corredores (por exemplo, o Sérgio e o André do CR no Ar) inventavam essas estórias de que as pessoas confundiam a SS com Maratona, etc.

    Até que um dia um colega meu de trabalho, com Doutorado na França, falou exatamente isso :)

  4. Hernani Oscar disse:

    É Vivian, S.Silvestre não é mais a mesma. Dizem que desde que mudou da noite pro dia (?). Eu não sei, mas já teve entrega de medalha com o kit, mudanças de percurso e agora da tarde pra cedo – sim cedo, porque o que era tranquilo e dava pra ir calmamente de metro à tarde, agora tem que acordar cedo, correr, pra correr. Previnam-se o caótico trânsito de S.Paulo, vai ficar ruim (ruas fechadas logo cedo) e se não madrugar não chega as 8 pra enfrentar a multidão e a Paulista pra largar as 9. Vou correr (17 x), mas parece (como já disseram) que o objetivo era acabar com a concorrência do “espetáculo de fim de ano” da emissora original. não sei. Pra mim após várias ultras essa é especial por estar bem de saúde “até o fim” …e por outro lado responder logo “sim, várias” à pergunta: Vc já fez a “maratona” de S.Silvestre???

    • Vivian Dombrowski disse:

      Hernani,
      Não digo que nunca vou corrê-la…quem sabe ainda eu corra, mas quero esperar vir a vontade. O feed que recebi desse artigo foi mto bacana, pois são positivos, o que dá vontade de correr, mesmo enfrentando todo o trânsito, a espera, etc etc.
      Lendo o histórico da SS, fiquei encantada! Mas acho que as exigências da emissora que transmite fez ela perder um pouco seu charme. Mudaram percurso, horário, e ela perdeu um tiquinho de sua história. Mas enfim, ainda é a SS.
      Valeu pelo comentário!!! Bj

  5. Dani Valverde disse:

    Oi Vivian,

    Eu gosto da SS por um motivo especial: esta corrida foi um dos principais motivos que comecei a correr.
    O fato dela ser popular, faz com que muitos leigos tenham acesso ao esporte. Hj nem tanto, pois aqi em sp todo domingo tem uma prova de rua, mas a oito anos atras qdo a corrida de rua entrou na minha vida, o esporte nao era tao popular…
    Ja corri 4 edicoes, uma inclusive c objetivo de dar o meu maximo. Isso me custou ficar 1:30h parada na largada disputando espaço c o povo de Cerquilho, mas posso dizer que valeu a pena. Fui a 117a. mulher a cruzar a linha de chegada de 1900…
    De quebra também ganhei um titulo de maratonista, pois varios amigos me apresentam como tal por ja ter corrido a famosa… Antes tentava explicar, mas hj dependendo do leigo, nem perco o meu tempo….

    Bjos
    target="_blank" href="http://www.runningnews" rel="nofollow">http://www.runningnews
    Run Dani Run

  6. Alfredo Donadio Alfredo Donadio disse:

    Oi, Vivian,
    Gostei da materia. Sou do tempo em que a SS era a noite e tinha, se nao me engano 9km ou algo parecido com isso. Era mais charmosa e tinha a subida da Consolação. Bons tempos! Depois passou para da noite da fim de tarde, houveram as mudanças no percurso e nas distancias até atingir os 15km com largada no MAM e chegada na Gazeta. Tenho inumeras e apesar de todos os transtornos e das necessidades da Globo em relação aos horários, ainda é uma prova interessante. Hoje, só “tico” a SS quando há alguma modificação no percurso, como aconteceu ano passado. Na minha opinião, é uma “maratona” que deve e merece ser ticada, afinal está no quintal da casa de todos nós paulistanos.
    Bom 2.013 a todos e Parabéns pela materia!

    • Vivian Dombrowski disse:

      Alfredo,
      Muito bom seu comentário. A SS tem uma trajetória histórica muito bacana e acho que foram justamente essas adaptações da Globo que foram tirando o encanto. Estava lendo a história dela, desde a primeira, e é fantástica. Se eu morasse em SP, com certeza faria parte da festa, afinal é em casa. Não digo que nunca irei…só estou esperando “aquela” vontade..rs
      Obrigada pelo comentário! Excelente 2013!

  7. Zequinha Monteiro disse:

    Caríssima Vivian

    Voltei de São Paulo após a São Silvestre rascunhando mentalmente o texto da são Silvestre, mas você não só nas corridas como também aqui na coluna você chegou na frente.
    Não consegui acessar a internet desde o natal , somente após a São Silvestre que li seu post.
    Evidentemente que meu texto não seria tão detalhado e com o mergulho que foi feito nas pesquisas históricas, mas meu desejo é enfatizar a importância de correr a São Silvestre.

    Respirei , aguardei inspiração e vou escrever sobre a SS associado a Campos do Jordão.(isso se você não escrever primeiro) rsrsrs.
    Sou um admirador da sua coluna, parabéns e espero ter a noticia da sua inscrição este ano para correr a mais famosa e difícil corrida de rua das américas.

  8. Almir Neves disse:

    Almir Neves. São Silvestre 2016 e eu….eu estarei la pela primeira vez !!

  9. Ivone de castro disse:

    Este ano e a minha primeira corrida de sao Silvestres de muitas corridas estou muito feliz quero todos os anos participar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...